Secretaria do Meio Ambiente realiza palestra sobre queimadas urbanas para alunos de escola estadual


Na última quinta-feira (28) os alunos da Escola Estadual São Miguel, em São Miguel do Tocantins, receberam os profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a palestra com o tema “Queimadas Urbanas”. A iniciativa da pasta do Meio Ambiente é orientar os adolescentes sobre a importância de evitar queimadas.

 

“É algo corriqueiro e cultural, mas que causa um dano para comunidade de forma geral. As pessoas por faltam de conhecimento acabam fazendo e cometendo um crime, porque muita gente pode não saber, mas queimada urbana é crime”, alerta o ambientalista Eudes Ribeiro.

 

De acordo a Secretaria de Meio Ambiente, a iniciativa é um ato de educação ambiental e visa educar as crianças e adolescentes para não punir o homem no futuro. “A partir desses adolescentes esperamos que a ideia e os ensinamentos sejam disseminados para os pais e avós, tanto na zona urbana como na rural”, explica Eudes.

 

A aluna Ana Caroline, 14 anos, do 9º ano foi uma das alunas que assistiram a palestra e chama a atenção para o cuidado com o planeta. “As pessoas precisam se conscientizar porque nosso planeta está morrendo e isso vai prejudicar a gente, então é necessário o cuidado”, diz Ana Caroline.

 

A Superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Yanes Ferreira Neto, também chama a atenção para a prática que é crime. “A nossa palestra educativa é falando sobre as queimadas porque é uma prática bem tradicional aqui no município, a queimada do lixo de quintal. E é algo que é crime e está no código penal e no código do meio ambiente. Precisamos educar para preservar o meio ambiente”, conclui Yanes.

 

A palestra foi realizada na Escola Estadual São Miguel para os alunos do turno matutino, com a presença do responsável técnico e ambientalista Eudes Ribeiros, da superintendente Yanes Ferreira, e do secretário de administração Valney Barros, representando o executivo.