São Miguel marca presença em capacitação voltada para políticas públicas para as Mulheres
Articulação de ações e construção de estratégias conjuntas para a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres estiveram na pauta dos debates

Para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres no Tocantins, a Prefeitura de São Miguel, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher, representada pela secretária Maria Gonçalves Loiola Moreira, participou nos dias 13 e 14 de fevereiro da Capacitação de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres, em Palmas (TO). Evento realizado pela Secretaria de Estado da Mulher, ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, e contou com a presença de várias lideranças municipais.
O encontro promoveu debate sobre diversos temas importantes para a efetivação dos direitos das mulheres, dentre eles a articulação de ações e a construção de estratégias conjuntas para a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
A programação contemplou a apresentação da Secretaria de Estado da Mulher e sua equipe técnica, palestra ministrada pela diretora de políticas para mulheres e relações sociais, Terezinha Aquino, na qual abordou sobre os documentos norteadores das políticas públicas para as mulheres; além do planejamento e desenvolvimento de ações municipais, com discussões sobre metodologias, definição de metas e indicadores. Também foi ofertada uma oficina prática para a construção do Plano de Ação Municipal.

Outro momento importante aconteceu com a palestra sobre Ouvidoria da Mulher, conduzida pela ouvidora Suzan Milhomem. O tema destacou a importância desse canal para acolher denúncias e encaminhar soluções de maneira eficiente e com prioridade. Logo depois, também foi tratado sobre processos e captação de recursos para custeio das ações a serem desenvolvidas.
A secretária ressalta que os debates foram essenciais para pensar as ações de forma mais efetiva. “Foram momentos de muito aprendizado, de troca de experiências, de construção coletiva com as mulheres do nosso estado e muitas informações relevantes para avançarmos nas atuações do município em defesa dos direitos das nossas mulheres são-miguelenses”.
Assessoria