São Miguel do Tocantins sedia a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a cidade de São Miguel do Tocantins recebeu a 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, reunindo diversos representantes de municípios vizinhos que integram o Colegiado Territorial do Bico do Papagaio.
Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, fonte do Bem Viver” e o tema “A transição agroecológica como uma ação estrutural para garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional”, o evento teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas para o fortalecimento do meio rural com base em práticas sustentáveis, agroecológicas e solidárias.
A conferência, coordenada pela Comissão Organizadora Territorial em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tocantins, foi realizada na Escola Municipal João Pessoa. Durante todo o dia, os participantes promoveram debates, plenária, formaram grupos para discussão dos eixos temáticos e foram os responsáveis pela construção coletiva de propostas que serão encaminhadas para a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS).
Além do caráter técnico e participativo, o evento foi marcado pela troca de experiências entre os representantes territoriais, fortalecendo os laços entre os municípios e reforçando o compromisso com um modelo de desenvolvimento rural que respeite o meio ambiente e valorize o agricultor familiar.

O prefeito Alberto Moreira elogiou a iniciativa e destacou que a cidade sediar essa conferência oportunizou discutir as melhores propostas para apresentar ao governo do estado. “ É uma oportunidade para melhorarmos ainda mais à agricultura familiar da nossa gente. Não é fácil para o agricultor familiar, com sua matraca plantando de grão em grão competir com grandes fazendeiros e seus tratores. Desse modo, se unirmos forças entre poder público, ruraltins e outras entidades é possível sim melhorar para o agricultor, podendo gerar emprego, renda e preservando o meio ambiente”, frisou.
Assessoria