São Miguel do Tocantins realiza audiência pública para discutir o Plano Plurianual 2026-2029

Com intuito de garantir um momento de escuta, diálogo e definir prioridades para os próximos quatro anos do município, a Prefeitura de São Miguel do Tocantins realizou, nesta quinta-feira, 28, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). O encontro reuniu autoridades municipais, vereadores, secretários e a comunidade.
De acordo com o secretário de Administração, Valney Monteiro, promover essa audiência pública foi fundamental, pois permitiu ouvir diretamente a população para se ter um parâmetro claro sobre as prioridades que devem orientar as ações do governo. “O PPA é o instrumento que estabelece metas e diretrizes para os próximos quatro anos, a LDO orienta a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e dos investimentos, enquanto a LOA estima as receitas e fixa as despesas para cada exercício financeiro. Após essa etapa de escuta, a Prefeitura consolida o planejamento e o encaminha para aprovação na Câmara Municipal”, explicou.
O prefeito Alberto Moreira destacou a importância de retomar o debate sobre o futuro de São Miguel do Tocantins, lembrando que há quatro anos a gestão também esteve reunida com a população para planejar as ações do município. “Graças ao esforço coletivo, a cidade tem avançado muito sob a nossa gestão e graças a esse esforço, que inclusive, é uma das cobranças da população, conseguimos destravar a obra da creche pró-infância, que estava há décadas inacabada”, revelou.
Além da comunidade, o evento contou com a presença do vice-prefeito Clebison Pereira, dos secretários municipais e vereadores Marcivane Rodrigues, Irene Duarte, Carlos Antônio Silva, Renildo Silva, Valdecy Pereira e Maria Rita Sousa.
O contador do município, Amaurílio Cândido, reforçou sobre a importância da elaboração do PPA. “É uma projeção para os próximos quatro anos e que nenhuma ação pode ser executada sem estar prevista em lei”.
Para reforçar essa iniciativa, a Prefeitura também disponibilizou em seu site oficial uma aba para que a comunidade envie sugestões e contribua de forma ativa com a construção do PPA, da LDO e da LOA.

Assessoria