São Miguel do Tocantins é oficialmente integrada ao Mapa do Turismo Brasileiro


O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais, certificou que o município de São Miguel do Tocantins integra oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação foi registrada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e tem validade até 27 de junho de 2026.

A inclusão no Mapa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento do setor no município, garantindo acesso prioritário a recursos federais destinados a obras de infraestrutura turística, como sinalização, acessibilidade e melhorias em estradas de acesso.

O prefeito Alberto Moreira, explica a importância da certificação. “Essa certificação permite a participação em programas de capacitação e qualificação oferecidos pelo MTur e pela Secretaria de Turismo do Tocantins (Sectur-TO).

Outro benefício direto é a exigência de planejamento e governança aprimorados, por meio do inventário turístico e do uso da Plataforma Integrada de Turismo, que reúne dados essenciais para o fortalecimento do setor. E reforça ainda a credibilidade institucional de São Miguel, atestando que o município possui estrutura administrativa voltada ao turismo, conselho ativo, orçamento próprio e prestadores registrados no Cadastur”.

Com acesso a ferramentas digitais de gestão, o município poderá acompanhar indicadores como fluxo de visitantes, impacto econômico e geração de empregos, o que facilita a tomada de decisões e o aprimoramento das políticas públicas.

Para permanecer no Mapa, é necessário cumprir critérios da Portaria MTur nº 41/2021, como manter um órgão de turismo ativo, integrar instâncias regionais de governança e atualizar os dados anualmente.

“A conquista coloca São Miguel do Tocantins em posição de destaque no cenário turístico estadual, ampliando seu potencial de atrair investimentos, impulsionar o turismo regional e promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou Diana Veloso, secretária de Cultura da cidade.

Com essa conquista, São Miguel do Tocantins se fortalece como destino turístico estratégico no estado. A certificação amplia oportunidades de crescimento, qualificação e visibilidade. É o turismo como motor de desenvolvimento e geração de renda para a população local.

“Este é o resultado de um trabalho colaborativo. Através de uma abordagem integrada, construímos os pilares para um turismo forte, responsável e que valoriza nossa identidade. As ações-chave que nos levaram a este marco incluem: Elaboração do Inventário da Oferta Turística, do Plano Municipal de Turismo Sustentável e reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, incluindo o Turismo. Todo este processo de reestruturação e planejamento foi habilmente coordenado pela Ecotec Biodiversidade, cuja expertise foi essencial para somar esforços e transformar nosso potencial em resultados concretos”, informou Silvio Ney Barros, assessor de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Agricultura Familiar.

Assessoria

Compartilhar