Programa Meu sonho meu lar garante moradia digna para família são miguelense
Nova moradia foi entregue em comemoração aos 100 dias de governo

Sonho realizado! A conquista da casa própria virou uma realidade para a moradora Edna Pereira de Sousa, graças ao Programa habitacional “Meu Sonho Meu Lar”, da Prefeitura de São Miguel do Tocantins. Em alusão aos 100 dias de governo, o município comemorou a data com entrega da conclusão da obra e as chaves do imóvel à proprietária, nesta sexta-feira, 11.
Localizada na Rua Henrique Dias, a casa possui cerca de 50 m² de área construída, com sala, cozinha, dois quartos, banheiro, lavanderia, além de pintura geral e piso cerâmico. O imóvel foi edificado com recurso do tesouro municipal, através da Lei Municipal nº 207/2023, que dá amparo legal ao programa em beneficio de dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco habitacional.
Com terreno irregular, o prefeito Alberto Moreira observou que não é fácil construir uma casa naquela localização, tanto pelo difícil acesso, quanto pela declividade que exigia uma melhor estrutura para dar uma construção digna para dona Edna. “Era um dos sonhos que eu sempre tive em colocar o programa em execução. Com a chegada da secretária de desenvolvimento Social, dona Marinete, ela que sempre pediu, que conseguimos tirar do projeto do papel e darmos dignidade as famílias que mais precisam”.

Ele reforçou ainda que não ficará só na primeira, outras famílias também serão beneficiadas. “Estamos arrecadando e utilizando da forma correta os recursos do Município. A nossa contemplada com a casa ganhou mais um presentão que foi asfalto na porta. Para avançarmos ainda mais, também estamos em busca das parcerias, já estivemos em Palmas, em Brasília, nossos deputados têm abraçado a nossa causa e visto que São Miguel está crescendo, desenvolvendo e melhorando. É mais avanço, é mais conquista da gestão Alberto Moreira”.
Primeira colocada no processo de seleção do programa feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Edna Pereira, foi escolhida em função do risco de desabamento e das precárias condições da moradia anterior, feita de taipa. “Quero agradecer primeiro a Deus, porque há dez anos tive uma profecia dizendo que Deus ia levantar um homem para me dar uma casa. Deus me trouxe para cá, muitas coisas aconteceram, mas o Senhor levantou esse homem que foi o prefeito Alberto Moreira”, agradeceu emocionada.

Como funciona o programa: Tem a finalidade de atender as famílias em situação de vulnerabilidade e risco habitacional residentes no Município de São Miguel do Tocantins, a fim de melhorar as condições de vida da população por meio da construção de até 50 (cinquenta) edificações habitacionais por ano, construídas no Município.
Os interessados em participar do programa podem se inscrever na Sedes, preenchendo ficha de inscrição e apresentando as informações necessárias para avaliação, como possuir o lote para a construção da casa e que a edificação esteja em condições insalubres de moradia a serem avaliadas pela equipe própria da prefeitura municipal.
Assessoria