Programa de Coletiva Seletiva e Lixão Zero em São Miguel do Tocantins será referência na Agrotins 2025

As políticas de gestão ambiental adotadas pelo município de São Miguel do Tocantins vem ganhando reconhecimento público. Em pleno desenvolvimento do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inovações Sustentáveis, que contempla, principalmente, a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, o município terá sua experiência como destaque na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorre em 14 de maio de 2025, em Palmas.
A convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a gestão municipal terá espaço para participar da Mesa Redonda “Estratégias para o Lixão Zero no Tocantins”, além de apresentar em palestra as ações adotadas para a administração adequada dos resíduos sólidos.
Por meio da Diretoria de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da SEMARH, a iniciativa faz parte do Programa Lixão Zero, que também é um dos pilares do programa de Coleta Seletiva de São Miguel, que tem como objetivo promover a gestão compartilhada e o manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos, a partir de ações normativas, operacionais e de capacitação, que são baseadas em critérios técnicos, ambientais e econômicos.
O prefeito, Alberto Moreira, orgulhoso do êxito do projeto implantado na sua gestão, agradece o convite e ressalta a importância de ações que repensem os cuidados com o meio ambiente. “Nossa participação na Agrotins reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e o fomento das diretrizes do Programa Lixão Zero, que visa à erradicação dos lixões e à valorização de práticas responsáveis e inovadoras na área de resíduos sólidos. Será uma grande satisfação participar do evento”.
Assessoria