Prefeitura de São Miguel do Tocantins realiza recolhimento de embalagens de agrotóxicos

No último dia 27 de junho, produtores rurais de São Miguel do Tocantins participaram de um evento crucial para o cumprimento da legislação ambiental: a devolução itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa, organizada em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tocantins em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC-TO), visa assegurar que os agricultores possam realizar o descarte adequado desses materiais, promovendo a sustentabilidade e a conformidade com as normativas vigentes.

Durante o evento, 28 produtores locais entregaram um total significativo de embalagens vazias, mostrando o comprometimento da comunidade agrícola com práticas sustentáveis. As embalagens foram separadas conforme sua capacidade e peso: foram devolvidos 1238 embalagens de 20 litros, totalizando 1297,2 kg; 24 embalagens de 10 litros, somando 14,4 kg; 111 embalagens de 5 litros, equivalentes a 54,054 kg; e 207 embalagens de 1 litro, representando 19,54 kg.

Após a coleta, todas as embalagens foram encaminhadas para destinação adequada, seguindo rigorosos padrões de reciclagem ou incineração. Essa prática não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também fortalece a conscientização dos agricultores sobre a importância de práticas agrícolas responsáveis e sustentáveis.

O sucesso da iniciativa demonstra o impacto positivo que a colaboração entre o poder público e os produtores rurais pode ter na preservação ambiental e na promoção de uma agricultura cada vez mais sustentável. A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tocantins e a ADAPEC-TO reafirmam o compromisso de continuar apoiando ações que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a comunidade agrícola local.

Trabalho, progresso e desenvolvimento!