Regularização Fundiária: cadastramento de moradores inicia em São Miguel do Tocantins

O cadastramento de moradores para a regularização fundiária já iniciou em São Miguel do Tocantins. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal, parceria da prefeitura municipal de São Miguel do Tocantins (TO) e Tribunal de Justiça do Tocantins, com a coordenação do juiz de direito Drº Océlio Nobre da Silva, coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref).
O Programa Moradia Legal tem por objetivo a regularização de imóveis e terrenos de famílias que ocupam terrenos públicos ou privados e que não possuem o título definitivo. “O município de São Miguel recebeu a emancipação política em 1992 e já existiam famílias assentadas, escolas, postos de saúde, igrejas e mercados com espaços consolidados, por isso é importante que agora as pessoas busquem essa regularização do imóvel para obter uma segurança jurídica”, explica o prefeito Alberto Moreira.
As equipes estão nas ruas da cidade realizando o cadastramento das famílias que ainda não possuem o documento definitivo da casa ou terreno. “É importante que a população receba nossos cadastradores, que estão identificados e aptos para iniciar o processo de cadastramento. Após a coleta de dados, será dado o início ao processo de regularização”, ressalta o secretário de administração Valney Monteiro.
Nesta primeira etapa do projeto serão atendidas as famílias do bairro centro. A expectativa é que 1.560 famílias sejam cadastradas e atendidas pelo programa no município. “Com ação o morador terá seu título de posse do imóvel e garantias de propriedade, com o seu lar legal”, conclui o prefeito Alberto Moreira.
Outros municípios do Tocantins também participam do programa que busca reduzir a insegurança jurídica de terras no Estado. “A regularização também resgata a dignidade de inúmeros cidadãos que passam a ser proprietários legítimos dos imóveis, pois muitos dos beneficiários necessitam deles regularizados para buscarem investimentos para seu negócio”, lembra o coordenador do Nupref, juiz Drº Océlio Nobre.
Nupref
O Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins com a missão de impulsionar a regularização fundiária rural e urbana em todo o estado do Tocantins.

Compartilhar
Relacionadas
5 jul 2024
Prefeitura de São Miguel do Tocantins inaugura nove obras durante a primeira noite do 18º Arraiá do Miguelão
18 jun 2024
Prefeitura de São Miguel do Tocantins inaugura mais obras no distrito de Bela Vista
14 jun 2024
Prefeitura municipal de São Miguel do Tocantins realiza pagamento de recursos da segunda etapa da lei Paulo Gustavo a fazedores de cultura
10 jun 2024