Card image cap

Jornindo/Ascom

Prefeitura reinaugura UBS e anuncia novas aquisições para a saúde

20 de Setembro de 2021 | Saúde
Compartilhe:

No último sábado (18) aconteceu em São Miguel do Tocantins a reinauguração da Unidade Básica de Saúde I e a entrega de um aparelho de ultrassom, da emenda parlamentar do deputado Amélio Cayres. Além disso, o prefeito Alberto Moreira anunciou a parceira com uma clínica para a realização de exames de mamografia e a aquisição de medicamentos para o abastecimento das farmácias nas UBS.


“Hoje reinauguramos a Unidade Básica de Saúde em nome de um ex-funcionário que perdeu a vida trabalhando por São Miguel do Tocantins. E também recebemos do deputado Amélio Cayres o aparelho de ultrassom que já está funcionando, também anunciamos recursos vindo da bancada estadual do deputado Amélio Cayres, são 200 mil reais para aquisição de medicamentos que vão atender a todas as unidades básicas de saúde”, explicou o prefeito Alberto Moreira.


A Unidade Básica de Saúde I passou por uma revitalização, contemplando telhado, instalações elétricas e hidráulicas, consultórios, móveis, equipamentos de saúde, climatização, além de placas de identificação e adesivo com informações para os pacientes e servidores. Além disso, a UBS agora tem um nome: José dos Santos Noleto.


Autora do projeto de lei que determinou o nome da UBS, a vereadora Neila Paixão, explica a homenagem. “Conhecido carinhosamente como seu Zeca, ele tem uma história no nosso município. Eu tive o prazer de conviver e trabalhar com ele nesse período que ele prestou serviço ao nosso município. Ele deixou um legado, não só na minha pessoa, como um profissional ético, mas na história de São Miguel. Não poderíamos deixar de homenagear um homem tão honrado, de uma família de tamanha grandeza dentro do município de São Miguel”, disse a vereadora.


A UBS agora também contará com um aparelho de ultrassom, um equipamento muito aguardado pela Saúde do Município. “Com a emenda do deputado Amélio, nós recebemos esse equipamento. É um equipamento moderno, completo. Se você andar no norte do Tocantins, você não vai encontrar um equipamento com essa qualidade. Então o município está de parabéns pela aquisição do equipamento e mais ainda a população porque nós temos hoje a capacidade de resolver muitas coisas aqui no município sem precisar sair para outros lugares” explica o médico especialista em ultrassonografia, Dr. Aldino Benigno.


O equipamento já está em funcionamento e a paciente Edinete Ferreira, 42 anos, foi uma das pacientes atendidas neste sábado na UBS. “Eu gostei, não demorou não. Aqui mudou pra melhor, a gente tá vendo aqui tudo bem explicadinho, as placas, melhorou”, contou Edinete. Sobre os exames, a paciente destaca a importância. “A gente que precisa, a gente sabe o quanto isso é importante, principalmente depois dos 40 anos, então é muito importante pra gente não precisar esperar muito” destacou.


São Miguel do Tocantins conta hoje com dermatologista, psiquiatra, ginecologistas, psicóloga, nutricionista, clínicos gerais, pediatra, cardiologista, fisioterapeuta, educadora física, e dentistas. “Se você for ver e andar no estado do Tocantins, cidades do tamanho de São Miguel as vezes não contam nem com um médico, e hoje nós temos, com o esforço do prefeito Alberto, essa quantidade enorme de especialistas e de clínicos trabalhando” destaca o Dr. Aldino Benigno.


Outra novidade anunciada na solenidade foi a parceira para a realização de exames de mamografia e raio-x. “A população agora vai contar com exames de mamografia e raio-x, com a parceria do nosso prefeito. Hoje a gente tem visto que tem melhorado bastante a saúde do município”, diz a secretária de saúde Eudilene Florêncio.

Clique na imagem para expandir