Reprodução

Prefeito Alberto Moreira agradece senadora Kátia Abreu por cirurgias de catarata

18 de Novembro de 2021 | Saúde

Na terça-feira (17) 39 idosos de São Miguel do Tocantins participaram do mutirão de cirurgias do programa Catarata Zero, criado pela senadora Kátia Abreu. O programa realizou mais de mil cirurgias em 7 dias nas cidades Araguatins e Tocantinópolis, atendendo os idosos do Bico do Papagaio.

“Fiz questão de acompanhar os idosos da nossa cidade e leva-los até a cirurgia. Nós sabemos o quanto essas ações são importantes e mudam a vida de quem precisa, proporcionando dignidade e qualidade de vida”, disse o prefeito Alberto Moreira.

De acordo com a senadora Kátia Abreu, o objetivo do programa é zerar até 2022 a demanda dessas cirurgias no estado atendendo os 139 municípios do Tocantins.

“A gente sabe da importância para quem precisa enxergar e nós queremos agradecer a senadora Kátia Abreu por proporcionar isso aos nossos cidadãos”, destaca o prefeito Alberto Moreira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão para novas cirurgias na região é para fevereiro. “Nós fazemos a primeira consulta, encaminhamos para a triagem e só após a verificação da necessidade é realizada a cirurgia. A previsão é que novas cirurgias sejam realizadas em fevereiro, então antes de fevereiro estaremos fazendo uma nova triagem de pacientes”, explica a secretária de saúde Eudilene Florêncio.

Como ter acesso?

Para ter acesso ao Programa Catarata Zero é necessário procurar uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade em que mora para avaliação médica e encaminhamento. Após isso, o paciente fará exames nas clínicas especializadas para o diagnóstico e indicação da cirurgia.

Clique na imagem para expandir