Stephanne Menezes

II Feira Agroecológica recebe apoio da prefeitura

07 de Novembro de 2021 | Noticias

Aconteceu neste domingo (07) a II Feira Agroecológica em São Miguel do Tocantins com o apoio da prefeitura municipal. A feira é uma realização do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco (MIQC), a organização de mulheres quebradeiras de coco dos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí.

O prefeito Alberto Moreira, secretários municipais e líderes da comunidade participaram da solenidade de abertura. “São Miguel do Tocantins teve o privilégio de ter uma guerreira como dona Raimunda e seu Cipriano. Foram eles que me trouxeram para a vida pública e fui vitorioso pelos conhecimentos que eles trouxeram até a mim”, iniciou o prefeito Alberto Moreira, em referência a memória de dona Raimunda, uma importante quebradeira de coco e liderança da cidade.

A feira foi uma oportunidade para as quebradeiras de coco da região venderem os produtos produzidos por meio do coco babaçu. Sabonetes, farinha, óleo, além de artesanato, estavam à venda pelas quebradeiras de coco. “É a segunda feira que estamos fazendo, então é um dia muito especial. O babaçu é a renda de muitas famílias, sempre foi e sempre será”, disse Emília Alves da Silva Rodrigues, quebradeira de coco.

Além dos produtos produzidos pelas quebradeiras de coco, foi apresentada a campanha Babaçu Livre, que tem por objetivo valorização dos modos de vida das quebradeiras, o livre acesso aos babaçuais e o direito de viver em territórios livres, além da aprovação de novas leis do babaçu livre, o fortalecimento e a fiscalização de leis já existentes.

O evento contou com a entrega de mudas de Ypé pelas secretárias municipais de Meio Ambiente e Agricultura para o Movimento.
“Receber essa feira em São Miguel é muito gratificante, é muita alegria, porque a gente sabe que aqui em São Miguel é uma área de babaçu e do babaçu foi criado grandes famílias. A gente sabe da importância de manter essa cultura viva, esse babaçual livre para que as famílias tenham o seu sustento”, finalizou o prefeito Alberto Moreira.

Clique na imagem para expandir