Evento

No último dia 27 de junho, produtores rurais de São Miguel do Tocantins participaram de um evento crucial para o cumprimento da legislação ambiental: a devolução itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa, organizada em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tocantins em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC-TO), visa assegurar que os agricultores possam realizar o descarte adequado desses materiais, promovendo a sustentabilidade e a conformidade com as normativas vigentes.

Durante o evento, 28 produtores locais entregaram um total significativo de embalagens vazias, mostrando o comprometimento da comunidade agrícola com práticas sustentáveis. As embalagens foram separadas conforme sua capacidade e peso: foram devolvidos 1238 embalagens de 20 litros, totalizando 1297,2 kg; 24 embalagens de 10 litros, somando 14,4 kg; 111 embalagens de 5 litros, equivalentes a 54,054 kg; e 207 embalagens de 1 litro, representando 19,54 kg.

Após a coleta, todas as embalagens foram encaminhadas para destinação adequada, seguindo rigorosos padrões de reciclagem ou incineração. Essa prática não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também fortalece a conscientização dos agricultores sobre a importância de práticas agrícolas responsáveis e sustentáveis.

O sucesso da iniciativa demonstra o impacto positivo que a colaboração entre o poder público e os produtores rurais pode ter na preservação ambiental e na promoção de uma agricultura cada vez mais sustentável. A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tocantins e a ADAPEC-TO reafirmam o compromisso de continuar apoiando ações que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a comunidade agrícola local.

Trabalho, progresso e desenvolvimento!