Defesa Civil alerta comunidade para o aumento dos focos de queimada na região

Com o período de estiagem, além do lazer proporcionado pelas belas praias do Rio Tocantins, a comunidade são-miguelense precisa redobrar a atenção para os focos de incêndio que aumentam de forma considerável na região. Nesta segunda-feira, 21, a Prefeitura de São Miguel do Tocantins, por meio da Superintendência de Defesa Civil, reforça o alerta para os cuidados necessários que devem ser tomados por toda a comunidade.
Desde o início do mês de julho o índice de incêndios na cidade aumentou de forma considerável. Do dia 1º de julho até a presente data, o município já realizou seis atuações de combate a incêndios, sendo quatro na zona urbana e dois na zona rural. Vale destacar que o número do efetivo para a região conta com 15 profissionais brigadistas.
De acordo com o superintendente de Defesa Civil, Jucinaldo Coelho, o município está pronto para atuar de forma rápida e eficaz, porém a parceria da população é necessária para a prevenção. “Estamos prontos para agir a qualquer momento, no entanto, nosso efetivo é pequeno, e evitar atear fogo na mata é sempre o melhor caminho”, reforçou.

A gestão municipal vem atuando em várias frentes, orientando a comunidade sobre os riscos de queimadas através de distribuição de cartazes impressos entregues em estabelecimentos comerciais, informativos nas redes sociais, além da implantação da brigada de incêndio da Defesa Civil de São Miguel e telefone de contato para denúncias. Basta acionar o (99) 99154-2189.
A defesa civil reforça que as queimadas são categorizadas como crime ambiental e causa prejuízos ao meio ambiente e a saúde. Segue algumas dicas importantes de cuidado e prevenção:
• Não coloque fogo em lixo ou vegetação seca
• Evite queimar pastagens ou restos de poda
• Denuncie focos de incêndio
Assessoria