SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA O 5º BOLETIM DO COVID19 NO MUNICÍPIO

A Secretaria municipal de Saúde (SMS), informa que temos 06 casos suspeitos que apresentaram sintomatologias do Covid-19,  Estamos monitorando e aguardando o resultado dos mesmos; os outros 2 casos não realizaram o exame e estão sendo monitorados.

Recebemos do  dia 20 de março a 23 de abril de 2020, em  nosso Município 52 pessoas advindas de localidades com transmissão comunitária ( Belém, Roraima, São Paulo, São Luis, Goiânia, Paraguai e Bolívia.)  Essas pessoas assinaram um termo de isolamento domiciliar se comprometendo a cumprirem as orientações dos profissionais de saúde no período de 14 dias, quarentena, tendo em vista o período de manifestação dos sintomas do covid-19.

Já em relação ao paciente de São Miguel atendido em ImperatrizMA com suspeita de Covid-19, o mesmo foi confirmado, porém  devido a duplicidade de local de residência e o mesmo possuir cartão SUS do Município de Imperatriz foi notificado em ImperatrizMA.  Não entrará como óbito de São Miguel do Tocantins-TO.

O paciente tem histórico de viagem para Belém-PA, localidade que possui uma alta transmissibilidade do Covid-19, de onde chegou a uma semana no Município de São Miguel, ao apresentar os primeiros sintomas  procurou atendimento no Município de Imperatriz-MA.  A Secretaria Municipal de Saúde teve conhecimento do caso verbalmente quando o paciente já estava hospitalizado e o mesmo testou positivo para o COVID-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tocantins entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz  que o caso foi positivo para Covid-19, e foi a óbito dia 22/04/2020 e será notificado pelo Município de Imperatriz -MA  por possuir endereço, cartão do SUS e ter recebido o atendimento naquela localidade.

Após conhecimento da situação a  Vigilância Epidemiológica realizou  na manhã do dia 22,  medidas preventivas conforme os protocolos interdeferativos, e de acordo com o plano de enfrentamento do Covid-19 do Município. Realizando a identificação de  pessoas  que tiveram contato direto com o paciente confirmado. Recomendo o isolamento  domiciliar  por 14 dias em virtude do  contato direto com paciente confirmado foram isoladas por 14 dias.  22 pessoas as quais serão monitorados diariamente para identificação de possíveis casos suspeitos.  Ainda no  final da manhã do dia 23/04/20 a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita dos familiares do paciente em questão, confirmando o caso conforme atestado de óbito.