O Município de São Miguel do Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 25 de abril. Trezentas quebradeiras de cidades da região do Bico do Papagaio. A senadora Katia Abreu (PDT) organizou, em parceria com o SENAR e SEBRAE. Na oportunidade a definiram prioridades para formar a agroindústria dos derivados do Babaçu.
A prefeita Elisangela Alves, falou da satisfação de receber este encontro no município já que contexto histórico e cultural e parte da economia da cidade e derivada do Côco Babaçu. A coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras, Emília Alves Rodrigues, participou e agradeceu a realização do encontro. “Nós precisamos de apoio para o nosso trabalho, que é o sustento de quase 600 famílias na região do Bico”, disse dona Emília.
Depois de uma roda de conversas junto a Senadora Katia Abreu foram definidas algumas metas de ante mão a Senador vai garantir recursos para a compra de máquinas de processamento do Babaçu.
Ela irá buscar mais parcerias para atender as demandas das quebradeiras. “Farei gestão junto a OCB/TO (Organização das Cooperativas do Brasil) para criação de uma cooperativa das quebradeiras para viabilizar mais organização e renda. Entre uma das metas a senadora irá discutir com governo do estado na próxima semana a alíquota do ICMS cobrado sobre os produtos do Babaçu, que hoje esta em 18% .
O SENAR e SEBRAE irão promover os cursos de capacitação e aperfeiçoamento, selos de autenticidades direcionados aos produtos.
Para finalizar o encontrou a prefeitura de São Miguel do Tocantins realizou um feira cultural ao som de muito xote com trio Cidade de Imperatriz e venda de comidas típicas gerando renda ao munícipes