31 DE MAIO DIA DA LUTA COTRA O TABAGISMO

31 DE MAIO DIA DA LUTA COTRA O TABAGISMO

 Foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado desde 1988 pelos seus Estados-Membros para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Em 2020, a campanha global da OMS teria como objetivo conscientizar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria. Contudo, diante do cenário de saúde atual – com a pandemia do novo coronavírus, em 2020 representando uma das maiores crises globais dos últimos tempos o INCA optou por trabalhar o novo temático Tabagismo e coronavírus (Covid-19).

Isso porque o tabagismo, também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem papel de destaque no agravamento dessa crise.

Muitas pessoas acreditam equivocadamente que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso!

Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.

Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro.

Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar. Se não consegue parar de fumar sozinho saiba que o Município de São Miguel na Unidade de Saúde I oferece tratamento especializado e gratuito com suporte comportamental e medicamentoso. Para informações mais detalhadas entre em contato com a nossa equipe. Conte conosco, teremos muito prazer em ajuda-lo a alcançar esse objetivo.


Imprimir   Email