Notícias

do  governador Mauro Carlesse entregou chaves e os documentos das máquinas a prefeita Elisangela Alves.

SÃO MIGUEL RECEBE DUAS MAQUINAS VIABILIZADA PELA BANCADA FEDERAL

A prefeita da São Miguel do Tocantins esteve no Palácio Araguaia, em Palmas, na manhã desta sexta feira o (10) para receber  duas  máquinas:   uma retroescavadeira e uma  pá carregadeira  das mãos  do  governador Mauro Carlesse e representante da bacana federal doe estado Carlos Gaguinho. As chaves e os documentos das máquinas foram entregues a prefeita Elisangela Alves.  

As máquinas já estão na  cidade de São Miguel, e serão utilizada na recuperação de estradas vicinais do município. Para a gestora, a aquisição destas maquinas é fundamental para contribuir com a melhoria da infraestrutura, garantindo assim boas condições de trafego no escoamento da produção do produtores do município. Ela também ressaltou a gratidão a bancada federal e ao governo do Tocantins.

31 DE MAIO DIA DA LUTA COTRA O TABAGISMO

31 DE MAIO DIA DA LUTA COTRA O TABAGISMO

 Foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado desde 1988 pelos seus Estados-Membros para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Em 2020, a campanha global da OMS teria como objetivo conscientizar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria. Contudo, diante do cenário de saúde atual – com a pandemia do novo coronavírus, em 2020 representando uma das maiores crises globais dos últimos tempos o INCA optou por trabalhar o novo temático Tabagismo e coronavírus (Covid-19).

Isso porque o tabagismo, também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem papel de destaque no agravamento dessa crise.

Muitas pessoas acreditam equivocadamente que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso!

Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.

Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro.

Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar. Se não consegue parar de fumar sozinho saiba que o Município de São Miguel na Unidade de Saúde I oferece tratamento especializado e gratuito com suporte comportamental e medicamentoso. Para informações mais detalhadas entre em contato com a nossa equipe. Conte conosco, teremos muito prazer em ajuda-lo a alcançar esse objetivo.

PREFEITA  DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA

PREFEITA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA

A Prefeitura municipal, por meio do decreto nº 058/2020 declara situação de emergência em São Miguel do Tocantins a partir do dia 20/03. O decreto de Emergência da Saúde pública foi assinada pela prefeita Elisangela Carvalho, para enfrentamento da a e adere recomendações e politicas Federais, estaduais e municipais Impõe medidas restritas e determina ações preventivas para a contenção do avanço e enfrentamento do Novo Coronavirus ( COVID-19) e dá Outras Providências.

Ficam suspensa por temo indeterminado o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e atividades no âmbito do município de São Miguel do Tocantins, bem como os eventos, atividades educacionais em estabelecimentos de ensino, públicos ou privados    

Entre as medidas principais estão a possibilidade de a administração dispensar licitação para aquisição de bens e serviços e obras de engenharia, e a realocação de profissionais para que realizem suas atividades em locais diversos daqueles para os quais foram contratados, especificamente para o combate e enfrentamento da emergência causada pelo Covid-19.

O documento foi elaborado após apresentação do cenário do corona vírus pela a secretaria municipal de saúde realizada hoje, 20/03 o documento também permite a suspensão de alvarás que autorizavam a realização de festas e demais eventos onde possa haver aglomeração de pessoas. Os alvarás que já foram concedidos serão cassados. Portanto, eventos dessa natureza e que dependem da liberação da Prefeitura não serão realizados até segunda ordem.  

CONFIRA O DECRETO NA INTEGRA    https://saomigueldotocantins.to.gov.br/diario-oficial

SENADOR EDUARDO GOMES LIBERA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO EM BELA VISTA

SENADOR EDUARDO GOMES LIBERA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO EM BELA VISTA

Boas novas aos desportistas do município de São Miguel do Tocantins  de forma especial em  Bela Vista. O deputado Estadual Jair Farias (MDB) não tem medidos esforços juntamente com a prefeita Elisangela Alves, vem buscando melhorias nas diversas áreas para nossos munícipes.

 Jair Farias teve a solicitação atendida  pelo senador Eduardo Gomes (MDB), junto a pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, a emenda de R$ 716.250,00, para construção de um ginásio de esportes.

A prefeitura de São Miguel está organizando o projeto de engenharia para ser  apresentado a Caixa Econômica para liberação do recurso e processo de licitação da obra.

MORRE AOS 69 ANOS PROFESSORA APOSENTADA MARIA NATIVIDADE

MORRE AOS 69 ANOS PROFESSORA APOSENTADA MARIA NATIVIDADE

Foi com profunda tristeza que recebemos, na manhã deste sábado, 16, a notícia do falecimento da nossa eterna professora Maria da Natividade Silva, aos 69 anos, no hospital de Augustinópolis, onde estava internada.

Nativa é uma das maiores personalidades do município, por seu trabalho prestado a educação nos estados de Goiás e Tocantins e nos municípios Itaguatins e São Miguel do Tocantins. Nativa é natural da cidade de Colinas-Ma, chegando à antiga “Samambaia” em 1958.

Em 1970 iniciou suas atividades no serviço público em São Miguel como professora substituta, Pelo seu bom desempenho, como educadora, foi nomeada pela prefeitura de Itaguatins prestando um grande serviço a este município. Foi professora, coordenadora secretaria e diretora por muitos anos consecutivos. Além de todo seu legado na educação, Dona Nativa tem muitos serviço prestados à população, “AS MÃOS DE FADA” sempre solícita aos que precisava. Foi grande parceira da prefeitura de São Miguel do Tocantins, responsável pelas ornamentações de todas as festas do município.

Neste momento de dor e tristeza, a Prefeitura Municipal São Miguel do Tocantins, em nome da população do município, estende os mais sinceros pêsames a todos os familiares e amigos da colaboradora. Que Deus conforte seus corações, amenizando toda dor e sofrimento. A Prefeitura Municipal decretou LUTO oficial de 3 dias 086/2020 de 16 de maio de 2020. As bandeiras a meio mastro em respeito a essa grande cidadã.

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL, SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL, SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO

A prefeitura de São Miguel do Tocantins, atendendo as recomendações do ministério da saúde e do Governo do Tocantins, informa que o atendimento presencial ao público está suspenso para todos os serviços excerto para a saúde a partir desta quinta-feira, 19.

A secretaria de saúde informa ainda que terá horário da unidade básica de saúde I (sede) estendido (7:30 às 19:30hs) para atendimentos de urgências e  emergências prioritariamente    

Quem precisar entrar em contato com a prefeitura deverá fazê-lo através do número 63 3447 1347 ou pelo redes sociais https://saomigueldotocantins.to.gov.br/, https://www.facebook.com/pmsaomigueldotocantins/ e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 PREFEITURA DECRETA LUTO OFICIAL 03 (TRÊS) DIAS PELO FALECIMENTO DA SERVIDORA  LUCIANE

PREFEITURA DECRETA LUTO OFICIAL 03 (TRÊS) DIAS PELO FALECIMENTO DA SERVIDORA LUCIANE

E com profundo pesar que a prefeitura de São Miguel do Tocantins comunica falecimento da professora Luciane Ribeiro de Sousa Leal 51 anos, na madrugada deste 06/06/2020 no HGP em Palmas, Lucy como era popularmente conhecida, integrava o quadro de servidores da educação do município desde 1992.

Como a vida nos prega peças. Hoje ficamos com um vazio no peito, sufocados com essa partida intempestiva! Quem diria que Lucy nos deixaria tão cedo! Como diz a música: “Nem sei por que você se foi, quantas saudades eu senti, e de tristezas vou viver, e aquele adeus, não pude dar”. Tim Maia soube com essa música descrever tão bem o sentimento que temos diante dessa perda grande, com a morte repentina de nossa amada Luciane.

Não pudemos dizer adeus a essa mulher tão presente nas nossas vidas. Quem convivia com ela sabia o tanto que era uma servidora comprometida e preocupada com o seu ofício! A prefeitura municipal de São Miguel decretou luto oficial de 03 dias através do decreto nº 102/2020 em virtude do consternamento geral da comunidade são-miguelense. Nesta hora de dor, rogamos a Deus o conforto necessário aos familiares e amigos.

 

SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA O 5º BOLETIM DO COVID19 NO MUNICÍPIO

SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA O 5º BOLETIM DO COVID19 NO MUNICÍPIO

A Secretaria municipal de Saúde (SMS), informa que temos 06 casos suspeitos que apresentaram sintomatologias do Covid-19,  Estamos monitorando e aguardando o resultado dos mesmos; os outros 2 casos não realizaram o exame e estão sendo monitorados.

Recebemos do  dia 20 de março a 23 de abril de 2020, em  nosso Município 52 pessoas advindas de localidades com transmissão comunitária ( Belém, Roraima, São Paulo, São Luis, Goiânia, Paraguai e Bolívia.)  Essas pessoas assinaram um termo de isolamento domiciliar se comprometendo a cumprirem as orientações dos profissionais de saúde no período de 14 dias, quarentena, tendo em vista o período de manifestação dos sintomas do covid-19.

 Já em relação ao paciente de São Miguel atendido em ImperatrizMA com suspeita de Covid-19, o mesmo foi confirmado, porém  devido a duplicidade de local de residência e o mesmo possuir cartão SUS do Município de Imperatriz foi notificado em ImperatrizMA.  Não entrará como óbito de São Miguel do Tocantins-TO.  

O paciente tem histórico de viagem para Belém-PA, localidade que possui uma alta transmissibilidade do Covid-19, de onde chegou a uma semana no Município de São Miguel, ao apresentar os primeiros sintomas  procurou atendimento no Município de Imperatriz-MA.  A Secretaria Municipal de Saúde teve conhecimento do caso verbalmente quando o paciente já estava hospitalizado e o mesmo testou positivo para o COVID-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tocantins entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz  que o caso foi positivo para Covid-19, e foi a óbito dia 22/04/2020 e será notificado pelo Município de Imperatriz -MA  por possuir endereço, cartão do SUS e ter recebido o atendimento naquela localidade.

Após conhecimento da situação a  Vigilância Epidemiológica realizou  na manhã do dia 22,  medidas preventivas conforme os protocolos interdeferativos, e de acordo com o plano de enfrentamento do Covid-19 do Município. Realizando a identificação de  pessoas  que tiveram contato direto com o paciente confirmado. Recomendo o isolamento  domiciliar  por 14 dias em virtude do  contato direto com paciente confirmado foram isoladas por 14 dias.  22 pessoas as quais serão monitorados diariamente para identificação de possíveis casos suspeitos.  Ainda no  final da manhã do dia 23/04/20 a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita dos familiares do paciente em questão, confirmando o caso conforme atestado de óbito.

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO TOCANTINS CONCEDE REAJUSTE PARA TODOS OS PROFESSORES DE 12,84%

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO TOCANTINS CONCEDE REAJUSTE PARA TODOS OS PROFESSORES DE 12,84%

 

 

A Prefeitura de São Miguel do Tocantins concedeu reajuste salarial para os profissionais do magistério, professores da educação básica do município de São Miguel do Tocantins, o reajuste foi de 12,84% conforme o piso nacional e já será pago no mês de março para todos os profissionais. Apesar de ser pago somente em março, o Decreto nº 048/2020 de 27 de fevereiro de 2020 prevê o valor mínimo do salário de R$ 2.886,24 (dois mil, oitocentos e oitenta e seis reais e vinte e quatro centavos) mensais para a formação de nível médio, jornada de 40h semanais, além disso no mesmo decreto retroage os efeitos para janeiro de 2020, então os servidores contemplados pelo decreto receberão as diferenças referente ao aumento de janeiro e fevereiro. Os professores que ganha acima terão seus proventos reajustados proporcionalmente ao reajuste inicial. O impacto financeiro para o município será de aproximadamente R$ 65.000,00. Apesar do aumento causar um valor expressivo, e os municípios atualmente passarem por dificuldade financeira, a prefeita Elisangela de São Miguel afirma que não medirá esforços em honrar o valor reajustado, que a valorização profissional sempre fará parte de seu governo.