1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico de São Miguel do Tocantins discute ações para o desenvolvimento sustentável 


 São Miguel do Tocantins recebeu na tarde desta segunda-feira, 01 de dezembro, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico, um marco histórico para o município e para a construção de políticas públicas voltadas à saúde e ao desenvolvimento sustentável. O encontro protagonizou um espaço democrático de diálogo e participação social.

O evento contou com a participação de autoridades, dentre eles, a presença do prefeito Alberto Moreira, do Vice-prefeito Clebison Pereira, do secretário de Administração Valnei Monteiro, de representantes de entidades locais e regionais, incluindo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Colônia de Pescadores Z-23, Fundação Rio Tocantins, Câmara Municipal, clubes comunitários, movimentos sociais e comunidade acadêmica e moradores.

O encontro foi conduzido pela secretária de Educação Nágila Dias, que destacou a importância do tema e os compromissos internacionais que reconhecem o saneamento como direito humano fundamental, conforme preconiza a Resolução 64/292 da ONU e o objetivo seis da Agenda 2030.

O Momento Cultural da programação contou com apresentações de Zeca Tocantins, Lena Garcia e Carla Gyzz, celebrando a relação da comunidade com o meio ambiente e o bioma do cerrado.

Os trabalhos foram direcionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), ferramenta essencial para orientar as ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. O engenheiro Aurélio Picanço, coordenador do convênio FUNASA/UFT, dialogou sobre a “Universalização, Sustentabilidade e Participação Social no Saneamento Básico”, tema do encontro. 

Após os grupos de debates das propostas, os participantes apontaram as prioridades que devem compor o PMSB de São Miguel do Tocantins.

Assessoria

Compartilhar