São Miguel cria comissão para estudo de viabilidade de implantação da Guarda Civil Municipal


Numa iniciativa para o fortalecimento da segurança pública no município, a Prefeitura de São Miguel do Tocantins publicou nesta segunda-feira (28) a Portaria nº 176/2025, que institui uma comissão responsável pelo estudo técnico de viabilidade de criação e implementação da Guarda Civil Municipal.

Assinada pelo prefeito Alberto Moreira, o documento estabelece que a comissão terá como missão avaliar os aspectos administrativos, legais, financeiros e operacionais necessários para a estruturação da nova força de segurança. A comissão será composta por representantes de três órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Administração, representada pelo titular da pasta, José Valney Barros Monteiro; Secretaria de Finanças e Tributos, com Amanda Melo Araújo; e pela Procuradoria do Município, com sua representante legal Isabel Loiola Gomes Moreira.

Com a criação da comissão, a gestão municipal compromete-se com mais uma ação que garanta a ordem e o bem-estar dos cidadãos são-miguelenses. A Guarda Civil Municipal, caso seja viabilizada, atuará de forma preventiva e integrada com os demais órgãos de segurança pública do estado.

Para tornar realidade mais esse projeto, prefeito Alberto Moreira buscará na capital a viabilidade para esse serviço. “Nós já estamos com agenda marcada para a próxima semana com o comandante coronel Francelino BO, em Palmas, para conhecer a Guarda Municipal e tenho a certeza que nós vamos buscar a viabilidade para implantarmos esse serviço público e darmos mais segurança aos nossos munícipes”, reforçou.

Assessoria

Compartilhar