Agentes de Saúde são capacitados para orientar sobre o Programa de Coleta Seletiva no Município


A cidade de São Miguel do Tocantins avançou mais uma etapa na implementação do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Nesta terça-feira (26), uma ação promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e da vigilância sanitária para capacitação sobre o programa. 

Com papel fundamental no projeto, esses profissionais atuarão no contato direto com a população, auxiliando na conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos e do descarte do lixo.

A implantação da Coleta Seletiva no município segue um planejamento estruturado que inclui um diagnóstico da atual situação dos resíduos sólidos, definição de metas e estratégias para execução, como o encerramento do lixão, instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), implantação de uma usina de compostagem, coleta de óleo usado, logística reversa, criação de uma estação de transbordo e a formalização de contrato com um aterro sanitário. Além disso, estão previstos incentivos para estimular a adesão da população, bem como ações de educação ambiental e divulgação.

“Estamos cumprindo o nosso cronograma de implantação do programa de coleta seletiva no nosso município e os agentes de saúde terão papel primordial e poderão disseminar informações essenciais sobre a separação dos resíduos e os benefícios da Coleta Seletiva”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Silva Reis, reforçando que para o programa ser bem-sucedido, é fundamental o envolvimento de toda a comunidade. 

A agente comunitária de saúde Brena Rafaela Miranda, observa que é um projeto de suma importância e que a parceria entre as secretarias é fundamental. “Essa capacitação é importante para que a gente possa orientar as famílias a fazer o descarte de lixo de forma correta, a fazer a separação, não jogar lixo na rua e para contribuir também com a qualidade de vida da população”.

Vale ressaltar que a mobilização rumo a uma gestão mais sustentável em busca de  qualidade de vida e preservação ambiental teve início ainda em 2023, com o Prêmio Escola Amigo do Meio Ambiente, direcionado aos alunos da rede municipal, no fomento a Educação Ambiental e novos hábitos de preservação ambiental. “O prefeito Alberto Moreira e o secretário Gustavo estão de parabéns pela iniciativa e estamos aqui para apoiar e junto com a minha equipe dar o maior suporte possível a esse programa”, frisou o secretário de Saúde, Anselmo Luís Feitosa.

Assessoria

Compartilhar