Prefeitura implanta sistema de classificação de risco para atendimento das ambulâncias


A prefeitura de São Miguel do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um sistema de regulação municipal que visa a prioridade para atendimentos de urgência e emergência para o atendimento das ambulâncias. A medida vem para melhorar o serviço oferecido aos pacientes e dar mais agilidade em algumas situações.

“Agora temos uma equipe que acolhe os pacientes que acionam a ambulância com uma escuta qualificada, buscando priorizar os casos e direcionar o paciente para a unidade básica de saúde que prestará assistência resolutiva e de qualidade”, explica a secretária municipal de saúde Eudilene Florêncio.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que as ambulâncias são para casos de urgência e emergência, mas estavam sendo solicitadas para casos não urgentes.

“Enquanto a ambulância atendia um caso não urgente poderia ter outro caso urgente precisando de atendimento e sem acesso. A medida vem para solucionar essas situações e garantir o atendimento de urgência e emergência para os pacientes” esclarece a coordenadora de saúde Jéssica Carvalho.  

As solicitações para os atendimentos das ambulâncias devem ser realizadas exclusivamente pelos telefones (63) 98425-1870 ou (63) 3447-1101. “A nossa equipe está pronta para realizar o acolhimento e encaminhar para o melhor atendimento”, conclui a coordenadora de saúde.