Educação e Agricultura se unem em prol da merenda escolar
Nesta quarta-feira (24), às 9h00 da manhã, no Centro Cultural, ocorreu a reunião para abertura dos envelopes, referente a Chamada Pública Nº 01/2021, que versa sobre os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação. Na ocasião foi ressaltada a importância da Agricultura Familiar e seus produtos na complementação da merenda escolar, onde são destinados 30% do recurso para aquisição dos mesmos. São produtos de qualidade produzidos em nosso próprio município.
Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Marcivane Rodrigues Sousa Leal, o Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Feitosa da Silva, a nutricionista da Educação, Aurilete Oliveira Pacheco, o diretor do Departamento da Merenda Escolar, Leonardo Barbosa de Oliveira, o representante da Vigilância Sanitária, Adilson Silva do Nascimento, a presidente do Comitê Gestor, Maria do Rosário da Silva, o assessor técnico da Secretaria de Educação, Mailton Silva Carneiro, os vereadores Antônio Silva Sousa (Quiriba) e Florisvaldo de Oliveira Silva, além de representantes da Ruraltins, Hilda Franco Jaime e Magno James Alves Carvalho, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Raimundo Nonato de Oliveira, e ainda os produtores locais.
O que é o PNAE?
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.
A quem se destina?
São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).
Compartilhar
Relacionadas
5 jul 2024
Prefeitura de São Miguel do Tocantins inaugura nove obras durante a primeira noite do 18º Arraiá do Miguelão
18 jun 2024
Prefeitura de São Miguel do Tocantins inaugura mais obras no distrito de Bela Vista
14 jun 2024
Prefeitura municipal de São Miguel do Tocantins realiza pagamento de recursos da segunda etapa da lei Paulo Gustavo a fazedores de cultura
10 jun 2024