Página inicial > Notícias Social > São Miguel sedia encontro das Quebradeiras Côco Babaçu da região do Bico

São Miguel sedia encontro das Quebradeiras Côco Babaçu da região do Bico

Publicado: Segunda, 29 de April de 2019, 08h06 | Última atualização em Quarta, 08 de May de 2019, 11h12 | Acessos: 60

O Município de São Miguel do Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 25 de abril.  Trezentas quebradeiras de cidades da região do Bico do Papagaio. A senadora Katia Abreu (PDT) organizou, em parceria com o SENAR e SEBRAE. Na oportunidade a definiram prioridades para formar a agroindústria dos derivados do Babaçu.

A prefeita Elisangela Alves, falou da satisfação de receber este encontro no município já que contexto histórico e cultural e parte da economia da cidade e derivada do Côco Babaçu.   A coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras, Emília Alves Rodrigues, participou e agradeceu a realização do encontro. “Nós precisamos de apoio para o nosso trabalho, que é o sustento de quase 600 famílias na região do Bico”, disse dona Emília.

Depois de uma roda de conversas junto a Senadora Katia Abreu  foram definidas algumas metas de ante mão a Senador vai garantir recursos para a compra de máquinas de processamento do Babaçu.

Ela irá buscar mais parcerias para atender as demandas das quebradeiras. “Farei gestão junto a OCB/TO (Organização das Cooperativas do Brasil) para criação de uma cooperativa das quebradeiras para viabilizar mais organização e renda. Entre uma das metas a senadora irá discutir com governo do estado na próxima semana a alíquota do ICMS cobrado sobre os produtos do Babaçu, que hoje esta em 18% .

O SENAR e SEBRAE  irão promover os cursos de capacitação e aperfeiçoamento, selos de autenticidades direcionados aos produtos.

Para finalizar o encontrou a prefeitura de São Miguel do Tocantins realizou um feira cultural ao som de muito xote com trio Cidade de Imperatriz e venda de comidas típicas gerando  renda ao munícipes

registrado em: ,