Página inicial > Notícias em Geral > RAIMUNDA QUEBRADEIRA MORADORA DE SETE BARRACAS É HOMENAGEADA EM BRASÍLIA

RAIMUNDA QUEBRADEIRA MORADORA DE SETE BARRACAS É HOMENAGEADA EM BRASÍLIA

Publicado: Quinta, 26 de October de 2017, 09h47 | Última atualização em Sexta, 01 de December de 2017, 12h48 | Acessos: 345

Na manhã desta quinta-feira 25, em sessão solene em Brasília a são-miguelense, Raimunda Gomes da Silva, “Raimundo Quebradeira” foi uma das cinco agraciada com diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós, este prêmio é dedicado ás mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero. Dona Raimunda foi indicada pela deputada professora Dorinha (DEM)
Durante a cerimônia de premiação Dana Raimundo agradeceu a indicação da deputada professora Dorinha, e dedicou o primo a todas as Quebradeiras de coco do estado do Tocantins. Ela esteve acompanhada do seu esposo Antônio Cipriano e da Vereadora Neila Paixão.
Dentre as homenageadas estava a advogada Daniela Teixeira, a cantora Elza Soares, a promotora de Justiça Maria Gabriela Mansur, e a medica Mariana Kroeff.

Dona Raimunda, a quebradeira
Dona Raimunda fez sua história na região do Bico do Papagaio, e escolheu São Miguel do Tocantins para fazer morada, se tornando líder comunitária e ativista. Desde cede ela aprendeu o trabalho extrativista da quebra do coco babaçu, fundando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) em 1991 que engloba os estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.
Também foi responsável pela secretaria da Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientização das mulheres sobre saúde sexualidade e direitos civis,
Pela sua atuação e história , recebeu o título de Doutora Honoris  causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o diploma Mulher- Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva, diploma Bertha Luiz e merecidamente recebeu  hoje 26 de outubro o diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós.

registrado em: